Propriedade versus Atributo

Frequentemente escuto alunos e colegas de profissão usar como sinôminos esses dois termos relacionados à UML. Mas existe diferença entre propriedade e atributo?

Segundo [Fowler, 2005], propriedade é uma “característica estrutural de uma classe”. Mas o que exatamente é uma característica estrutural, visto que uma classe é uma representação estática de parte de um sistema? Não seria tudo que é representado nela uma característica estrutural? Bem, o que Fowler tenta diferenciar são dois tipos de características que uma classe possui: propriedades e operações. As propriedades de uma classe são elementos que determinam o que uma classe é – por isso são ditas características estruturais – enquanto as operações deteminam o que uma classe pode fazer – portanto são características comportamentais.

Colocando de maneira mais objetiva, a propriedade refere-se a qualquer atributo ou associação que uma classe possui. Embora os conceitos de atributo e associação sejam semelhantes, elem implicam níveis de abstração diferentes de uma característica estrutural. Mas, de uma forma geral, podemos usar tanto atributo quanto uma associação para representar o mesmo conceito. A decisão sobre qual usar cabe ao engenheiro de software, dependendo no nível de destaque que ele deseja dar ao tipo que a propriedade possui.

Atributo

De forma grosseira, podemos entender o atributo como um campo de uma classe: um elemento de informação básico que identifica uma característica fortemente relacionada com aquela classe que o contém. Por exemplo, numa classe Cliente, seria comum representar a propriedade nome como um atributo, não como uma associação (embora nada impeça essa última forma), como na figura 1.

Figura 1 – Classe Cliente com propriedade representada como atributo

Associação

Da mesma forma que o atributo, uma associação representa uma propriedade de uma classe, só que representada por meio gráfico – uma linha ligando as classes – combinada com notações textuais (multiplicidades e nome do atributo de associação). A diferença fundamental da representação por meio de associação reside no destaque que é dado ao tipo de dado (classe) ao qual o elemento de informação está relacionado. Esse destaque procura dar ao leitor do modelo melhor compreensão sobre um elemento de informação que, provavelmente, é compreendido dentro do contexto de domínio da aplicação, mas não necessariamente fora dele. Por exemplo, se na classe Cliente eu desejo representar a propriedade que ele pode ter um Cartão, provavelmente representarei esse conceito por meio de associação, uma vez que o conceito Cartão depende muito do contexto onde ele se aplica (cartão de crédito, num sistema bancário; um cartão de visitas, num sistema de contatos, etc.). Ou seja, é importante destacar o tipo da classe à qual a propriedade pertence, até mesmo porque a classe Cartão, por sua vez, pode necessitar representar outras propriedades não óbvias para o leitor: número do cartão, tipo de bandeira (visa, mastercard, etc.), tipo de pagamento (à crédito ou à vista), etc. Veja a figura 2.

Figura 2 – Propriedade cartão representada como associação

Por outro lado, no caso do atributo nome da classe Cliente, qual seria a relevância de explicitar que tal propriedade é do tipo String? Ou ainda, não seria simplificar demais nosso modelo, incorrendo em imprecisão, representar a propriedade cartão como um atributo? Veja o mesmo modelo da figura 2, invertendo as representações, na figura 3. Qual deles é mais elucidativo?

Figura 3 – Propriedades representadas de forma invertidada

Conclusão

Uma propriedade pode ser representada tanto como atributo quanto como associação. A escolha por representar de uma ou outra forma depende do destaque que o engenheiro deseja dar ao tipo da propriedade. Se ele for dependente do domínio de aplicação sendo desenvolvido, é sempre conveniente representá-lo como associação. As demais propriedades, cujo tipo são de uso geral (String, int, Date,etc.), são melhor representadas como atributos.

Referências

[Fowler, 2005] Fowler, F. UML Essencial. 3ª edição. 2005. Editora Bookman.

3 opiniões sobre “Propriedade versus Atributo”

  1. “Propriedade Versus atributo” ou “Propriedade versus associação”???
    Acho que os conceitos ai estão um pouco misturados.

    1. Pablo, acho que percebo sua posição, mas esse artigo foi buscando esclarecer uma dúvida que, como professor, recebo frequentemente de meus alunos em disciplinas de engenharia de software. Propriedade e atributo são comumente usadas como sinônimos, apesar de sua sutil diferença.
      O termo propriedade engloba tanto atributo quanto associação. Já a diferença entre atributo e associação, como explica o artigo, é o nível de abstração que cada um emprega para definir a propriedade desejada.
      Espero ter ajudado. Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>