Ao instalar a versão mais recente do Ubuntu (11.4), descobri que o pacote de escritório havia sido alterado: do OpenOffice para um tal de LibreOffice. Isso foi uma surpresa um pouco chocante para mim. Tenho dezenas de documentos escritos no OpenOffice. Em todos os lugares onde trabalho, o Microsoft Word foi substituído pelo OpenOffice, ou sua versão nacionalizada, o brOffice.
Pesquisei rapidamente e descobri que o LibreOffice é um “fork” do OpenOffice. O grupo “The Document Foundation”, que atuava em conjunto no desenvolvimento do OpenOffice, descontente com os rumos que a Oracle estava dando ao projeto, resolveu se separar e montar a iniciativa independente.
Todos temíamos que a Oracle, uma empresa que sempre atuou com software proprietário, seria inábil a liderar um projeto de software livre. Aparentemente, as preocupações estão se materializando; o LibreOffice é uma prova disso.
Por favor compartilhe comigo sua opinião.Você adotará o LibreOffice? Você teme os rumos que a Oracle está dando ao OpenOffice?
Link do LibreOffice: www.libreoffice.org