O desafio da obsolescência na tecnologia

Interessante artigo que aborda um problema antigo, mas que vem se acentuando em grandes empresas: como manter grandes e importantes sistemas legados?

Um retrato desse problema é relatado no artigo pela seguinte pesquisa: “75% das empresas pesquisadas ainda dependem fortemente de sistemas baseados em COBOL”. Os desenvolvedores COBOL entraram no mercado nos anos 70 e 80, principalmente, e agora chegam a um momento de aposentadoria; por outro lado os egressos das faculdades saem sem preparo para lidar com essas tecnologias. Isso torna-se um problema e um desafio para as empresas.

2 opiniões sobre “O desafio da obsolescência na tecnologia”

  1. Os novinhos tem horror ao COBOL mas desconhecem as suas vantagens, principalmente sua portabilidade pois podemos mudar de máquina e migrar o código fonte sem problemas justamente pela sua padronização. Usei COBOL em vários lugares que trabalhei e é perfeito para o ambiente de negócios em mainframe

    1. Embora eu nunca tenha usado Cobol profissionalmente, sempre ouvi de colegas que trabalharam sobre essa vantagem Wolf. Sem contar que naquela época as plataformas de hardware eram mais heterogêneas do que hoje.
      Na faculdade, por volta de 95, tive disciplina de programação em Cobol. Há uns 10 anos atrás algumas empresas de TI promoveram cursos gratuitos de Cobol para estudantes de graduação. Pena que não ouço falar mais dessas iniciativas. Vida longa ao Cobol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>