Resolvi escrever esse pequeno artigo apostando que muitos colegas amantes do Linux Ubuntu – como eu – se depararão com o mesmo sentimento de aversão que tive à nova interface Unity, introduzida na versão 12.4 “Precise Pangolin”.
Eu queria atualizar, afinal da Precise Pangolin é uma versão LTS (com suporte estendido da Canonical), mas não gostei da Unity. Não quero aqui tecer críticas a esse esforço, que me pareceu colossal e bastante sofisticado, mas esbarrei com dois problemas ao usá-la: 1. no meu computador, com um processador Celeron, ficou muito lento; 2. não achei a interface prática para uso profissional.
Por consequência, queria voltar ao gnome.
Aqui descrevo o que fiz, registrando o devido crédito ao blog onde originalmente pesquisei e busquei essas informações, com uma pequena modificação de minha parte:
Instalei os seguintes pacotes:
sudo apt-get install gnome-shell gnome-tweak-tool gconf-editor
Baixei o tema Clearlooks-Phenix 2 for GTK 3.4 and newer em http://gnome-look.org
Repare que baixei a versão para gnome GTK 3.4, pois foi a que foi baixada no processo anterior. Ao extrair o pacote, um arquivo README na pasta docs instrui a extrair o pacote, renomear a pasta para Clearlooks-Phenix e colocá-la na pasta /usr/share/themes/ (você precisará fazer isso como root)
Achar o System Tools >> Preferences >> Advanced Settings. Nela, na opção Theme >> Windows e em Theme >> GTK+ Theme mudar para o tema recém-instalado.
Executei por linha de comando o gconf-editor
Naveguei até a opção /apps/metacity/general. Na propriedade button-layout, alterei para menu:minimize,maximize,close
Pronto! Tudo eu antes gostava.