A chegada do TK3000

É uma sensação incrível voltar a usar esse incrível micro da Microdigital: o TK3000.

tk3000 microdigitaltk3000 com ClassicIDE da TecnoBytes

Na imagem com a tela num jogo de damas, está uma combinação temporalmente louca: no segundo slot está uma moderna placa ClassicIDE da Tecno Bytes, que me permite carregar programas através de um moderno cartão CF. Recomendo fortemente para quem conserva seu Apple 8-bit funcionando.

O TK3000 foi meu segundo micro; antes eu tive um Craft ][ Plus da Microcraft. Se não me engano, o ano era 1988, e como em todas as trocas de equipamento que eu podia fazer naquela época, a venda do Craft me rendeu dinheiro para comprar o TK3000.

Lembro-me que, ao contrário do Craft, o TK3000 era propagandeado como um micro profissional: lembro do anúncio nas revistas da época figurando um profissional usando o micro não para jogos ou passatempo, mas sim para ajudar com suas atividades laborais. Isso chamou minha atenção, pois soube que com a combinação de uma placa chamada TotalWorks, eu era capaz de rodar planilhas e banco de dados que eram a sensação nos micros comerciais da época, e inacessíveis para meros mortais como eu.

Não cheguei a usar o micro profissionalmente, mas ele certamente me marcou com o aumento do interesse pelos micros que começavam, na época, a apontar como indispensáveis na nossa vida cotidiana, e que iria selar a atividade que viria a exercer no resto da vida.