Uma revisita sobre a linguagem XML

Há uma década a linguagem XML apontava como uma revolução na forma de representar dados. Após mais de 10 anos, o que podemos observar?

Bem, de fato o XML tornou-se pervasivo nos sistemas de computação. Alguns usos mais comuns são em: (1) arquivos de configuração – p.ex. em frameworks como struts, spring e hibernate -, (2) definição de sistemas – JasperReports – ; e (3) transporte de dados – principalmente pela popularização dos WebServices. Mas também, relembrando aquele tempo, houve muito exagero: alguns afirmavam com alto grau de certeza que, a esta altura, as linguagens de programação estariam abolidas e programaríamos exclusivamente em XML; Java, .NET, VB, etc. seriam meras plataformas para as quais códigos definidos em metaprogramação XML seriam transformados.

Um dos melhores artigos do assunto, que tive a oportunidade de reler, é o “XML: We Ain’t Seen Nothin’ Yet”, de A. Russell Jones. Acesse o link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>