Oracle adquire a Sun

Hoje recebi comunicado da Oracle anunciando de forma oficial e definitiva a fusão com a Sun. Imagino que o último entrave, colocado pela União Européia, tenha sido superado.
No e-mail de anúncio, o presidente da Oracle reafirma o que vinha sendo anunciado na imprensa, meses antes dessa oficialização, sobre a continuidade da políticas de software aberto adotadas pela Sun, embora a Oracle seja reconhecida com uma empresa que não adota tais práticas. Bom, pelo menos até o momento.
O mercado todo se pergunta: como ficarão produtos como o MySQL? A Oracle tem seu produto voltado para o mercado de entrada, para pequenas empresas e bancos voltados para a Web, que é o Personal Oracle. Embora no último Sun Tech Days, num dos estandes de propaganda do MySQL, o propagandista alardeava que o mercado do MySQL é totalmente diferente do da Oracle, sabemos que isso não é plenamente a verdade. O MySQL, de fato, tem características que simplificam o uso para emprego do SGBD em sites WEB. Mas o quanto a solução da Oracle está hoje longe disso?
Outra questão: o GlassFish, o servidor referência da Sun para o JEE6, colide com o servidor da Oracle, o WebLogic. Qual será o futuro desse produto?
Essas questões não serão respondidas por meios oficiais, mas eu aposto que várias iniciativas internas já estão sendo tramadas na Oracle para descontinuar – de forma gradual – os produtos gratuitos da ex-Sun que hoje colidem com os pagos da Oracle.
Uma questão especial sobra para o NetBeans: o produto de Oracle, pago e caro, esta ano luz atrás dessa excelente IDE. Qual será a estratégia da Oracle aqui?
Aguardemos… quem quiser saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>